“The Mysterious Geographic Explorations Of Jasper Morello”

4 de August de 2009 por  

jasper-morello-artigo

O trabalho com o personagem Jasper Morello em “The Mysterious Geographic Explorations of Jasper Morello” é um magnífico exemplo do que se pode fazer com a animação de silhuetas – o que influenciou até mesmo jogos em Flash como “Little Wheel” e que tem origem no Wyang (arte indonésia de teatro de fantoches de sombra).

A obra, uma animação de curta metragem, foi candidata ao BAFTA e ao prêmio da Academia, na categoria, no ano de 2005 e não deixa dúvidas quanto a qualidade já nos primeiros segundos do bem cuidado trabalho de edição, estabelecimento narrativo e de linguagem visual.

Os filmes que compõe a obra são ambientados em um mundo estilizado pelo sucesso exagerado da tecnologia proveniente da Inglaterra Vitoriana, no melhor estilo SteamPunk, coalhando o universo proposto de dirigíveis e computadores movidos a vapor.

Tanto os personagens quanto os elementos de cena são, em grande parte, criados a partir de objetos encontrados ao acaso, misturados a texturas “renderizadas” em computação gráfica e complexos modelos tridimensionais.

A direção de Anthony Lucas tem uma evidente harmonia com o roteiro de Mark Shirrefs e com a edição de David Tait – este último responsável também pela animação tridimensional presente no filme.

Dando vida aos personagens principais estão Joel Edgerton (IMDB – que viveu Owen Lars em “Star Wars: Episode III – Revenge of the Sith”) e Helmut Bakaitis (IMDB – o Arquiteto, de “Matrix Reloaded”).

Os contos disponíveis em “The Mysterious Geographic Explorations Of Jasper Morello” são:

  • The First Voyage – Jasper Morello and the Lost Airship
  • The Second Voyage – Jasper Morello and the Return of Claude Belgon
  • The Third Voyage – Jasper Morello and the Ghosts of Alto Mea
  • The Fourth Voyage – Jasper Morello and the Ebenezer of Gothia

Comentários

Uma Resposta to ““The Mysterious Geographic Explorations Of Jasper Morello””

    teste
  1. tipoesquisito on October 27th, 2009 1:00 pm

    Legendas disponíveis na internet. Podem ser encontradas no legendas.tv ou na mula…

Sinta-se à vontade para deixar um comentário...
Ah! E se você quer uma foto sua ao lado do comentário, vá até o gravatar!