Fantasticon III – 26.07.2009 – em São Paulo

23 de July de 2009 por  

fantasticon-iii-2009-steampunk-conselho-steampunk

Conforme anunciado no OutraCoisa.com.br, a Fantasticon 2009 vai contar com a minha presença na mesa junto com Fábio Fernandes e Gianpaolo Celli, em uma mesa que vai discutir o “SteamPunk e os novos rumos da Ficção Científica”.

Conforme pode ser lido no programa do evento: “Criativos, retrofuturistas no estilo e no comportamento. Esses são alguns dos conceitos do Steampunk, um gênero de ficção que explora um “mundo alternativo” movido a vapor (”steam”). Assim, temos uma fusão de “era vitoriana” com “futuro pós-apocaliptico” ou “punk” no sentido de transgredir o hoje e o passado. Algo com muitas engrenagens, com grandes zepelins voando pelos céus e seus respectivos piratas, um misto de roupas vitorianas com tecnologias que parecem do nosso tempo. Mais do que nunca, surgem novos e talentosos autores na atual Ficção Científica que expandem as barreiras do gênero. E os editores fazem a sua parte: buscam rótulos para categorizá-los. No meio de tantos rótulos e inovações, o que exatamente eles representam?”

Participantes do Evento

Fabio Fernandes é jornalista, tradutor e dramaturgo. Seus contos foram publicados no Brasil, Portugal, Romênia e Estados Unidos. Publicou a coletânea de contos “Interface com o Vampiro” (Writers) e “A Construção do Imaginário Cyber” (Anhembi Morumbi). É Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e professor pela mesma instituição. Foi curador do “Invisibilidades II” (2008), do Instituto Itaú Cultural, evento voltado para a Ficção Científica, e fará a curadoria da terceira edição, ainda em 2009.

Gianpaolo Celli, além administrador de empresas, é escritor e editor. Estudioso de ocultismo, esoterismo e mitologia. Tem matérias e aventuras-solo de fantasia na revista Dragão Brasil; é colunista do site de neopaganismo “Tribos de Gaia”; co-autor da coleção Necrópole: “Histórias de Vampiros” (2005), “Histórias de Fantasmas” (2007) e “Histórias de Bruxaria” (2008); das coletâneas “Visões de São Paulo – Ensaios Urbanos” (2006) e “Paradigmas, volume 3? (2009), e co-editor e co-autor dos livros “Histórias do Tarô” (2008) e “Steampunk” (2009).

Bruno Accioly é empresário da área de tecnologia, editor da revista de internet OutraCoisa.com.br, co-fundador do Conselho SteamPunk e responsável pela loja Rio de Janeiro. Crítico da forma como o homem se relaciona com a tecnologia, é estudioso de Filosofia e seu rebento mais bem sucedido, a Ciência. Especialista em Usabilidade – disciplina que lida com a interação homem/máquina – atua na área há mais de dez anos enquanto divide seu tempo como redator e ficcionista.

O roteiro completo do evento pode ser visto no belo site da Fantasticon.

Local do Evento


Exibir mapa ampliado

Comentários

Uma Resposta to “Fantasticon III – 26.07.2009 – em São Paulo”

    teste
  1. SteamPunk § Loja São Paulo volta ao Memorial do Imigrante on July 24th, 2009 2:35 am

    […] É uma ótima oportunidade para quem não teve a oportunidade de participar da primeira vez e que procura outra opção do evento além da mesa sobre SteamPunk na Fantasticon 2009. […]

Sinta-se à vontade para deixar um comentário...
Ah! E se você quer uma foto sua ao lado do comentário, vá até o gravatar!