“1884: Yesterday’s Future”

6 de August de 2009 por  

1884-yesterdays-future-02

É sabido que Terry Gilliam – “12 Macacos” e “Brazil, o filme” – é um animador original, criativo e com claras tendências a produção de cultura SteamPunk, o que pode ser um ótimo motivo para prestar atenção no trabalho de seu colaborador, Tim Ollive.

Escultor de modelos e animador das aberturas dos filmes “O Sentido da Vida” e “A Vida de Brian”, do grupo Monty Python, Tim Ollive vem trabalhando com o cineasta há décadas, o que foi crucial na decisão de Gilliam por ajudar Ollive em sua produção.

1884-yesterdays-future-01

Nada mais apropriado que esta prova de conceito, um trailer totalmente filmado na mesa da cozinha de Tim Ollive com o intuito de testar alguns dos efeitos para o longa metragem.

Em termos de técnica, o ar pouco requintado da produção é deliberado e tenta remeter a disfuncionalidade da tecnologia do Século XIX enquanto lança mão de um misto de marionetes, animação bidimensional e tridimensional, uma espécie de releitura do estilo que ele e Gilliam vinham impondo às produções Pythonescas.

A despeito da qualidade inequívoca da linguagem adotada pela animação, o enredo irreverente e crítico é o que mais chama atenção quando se assiste o trailer. Começando pelo título – uma possível referência a “1984”, de Gerorge Orwell – a animação brinca com o imperialismo britânico da Era Vitoriana sem deixar de fazer referência às questões atuais que têm relação com Globalização e o efeito da tecnologia na balança do poder.

Se “1884: Yesterday’s Future” sair da mesa da cozinha de Tim Ollive, pode realmente se transformar em um filme importante não só para o gênero, mas para o seu uso enquanto ferramenta crítica do nosso entorno.

Comentários

Uma Resposta to ““1884: Yesterday’s Future””

    teste
  1. Romeu Martins on January 27th, 2010 7:41 am

    Ah, foi daqui que eu tomei conhecimento do projeto, então 🙂

Sinta-se à vontade para deixar um comentário...
Ah! E se você quer uma foto sua ao lado do comentário, vá até o gravatar!